Para Sempre Alice

janeiro 09, 2018



Para Sempre Alice é um filme fictício, que narra a realidade. A Alice do título é uma professora da renomada universidade Columbia, em Nova York, que leva uma vida ativa ao lado do marido. Durante uma de suas aulas, Alice acaba se esquecendo de uma palavra, o que venhamos e convenhamos, é até normal, principalmente quando se tem apenas 50 anos. 


O momento de decisão acontece quando Alice está correndo pelo campus que conhece como a palma da sua mão e acaba se desorientando e não lembrando de onde está. Ela fica assustada por se perder em um lugar familiar e procura um médico, que dispara o diagnóstico de forma dura: mal de Alzheimer, sem possibilidade de cura ou regressão. A família de Alice entra em estado de negação, já que é cedo pra ela apresentar qualquer sinal da doença.


É entristecedor observar a Alice pós diagnóstico, porque a doença avança com mais rapidez do que se esperava e acaba sendo chocante ver a transformação da mulher de meia idade completamente independente, virar um ser completamente dependente, mesmo que nas tarefas mais simples. Cito um trecho da postagem sobre o filme do blog Universocals:
"Os diretores Richard Glatzer e Wash Westmoreland quase que transformam o drama em terror no melhor sentido possível. A transformação (ou degradação) de Alice é tão brutal e avassaladora que impacta até o mais insensível dos espectadores."



Curiosidades: Portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), o diretor Richard Glatzer lutava contra a doença durante as filmagens. Ele morreu em março de 2015, aos 63 anos.

Crítica: O filme me marcou completamente! Nunca tive contato com a doença, mas o filme marca, ele deixa um questionamento em nós, principalmente no discurso de Alice, onde ela diz que nossas lembranças são nosso maior bem. O filme é comovente e Julianne mereceu as trinta estatuetas que recebeu por sua atuação, porque ela foi indescritível. 

Assistam, vale muito a pena!

Até a próxima.
Com amor, Camilla.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook