Irreplaceable You (Perfeita Pra Você)

abril 05, 2018



Como vocês podem ver mais um investimento e lançamento da Netflix está presente nos catálogos do site – e com uma grande porcentagem de aprovação. O filme “Perfeita Pra Você” (ou “Irreplaceable You”, no título original) conta a história de um casal de amigos, Abbie (Gugu Mbatha-Raw) e Sam (Michiel Huisman), que se conhecem desde os oito anos de idade e acreditam ser almas gêmeas, destinadas a ficarem juntos eternamente. Mas, o rumo da história dos dois muda totalmente quando um deles recebe uma triste notícia. 

Sam (à esquerda) e Abbie quando crianças.

Sam e Abbie cresceram juntos, não se desgrudavam, bem coisa de alma gêmea, sabe? E obviamente começaram a se relacionar. Após alguns anos, o casal fica com suspeita de estarem “grávidos”, e Abbie vai ao médico para verificar. Só que, infelizmente, eles recebem uma notícia triste sobre a jovem ter um câncer terminal. O filme desde então acompanha essa jornada do casal, tentando lidar com os efeitos da doença, que também tentam aproveitar o pouco tempo que lhe restam juntos. 
Sam tem um jeito nerd, adora prótons e elétrons, é professor e nunca teve outra namorada a não ser Abbie. Por isso, ela sente que ele não estaria preparado para recomeçar sua vida quando ela se for.
Vocês podem estar se perguntando: “Ah, então é quase um ‘Culpa das Estrelas’.” Apesar de ambos os filmes utilizarem o câncer como um impeditivo para o relacionamento, e também o amor fatalista como tema principal, “Perfeita Pra Você” foi feito para derramar litros e litros de lágrimas, mas ao mesmo tempo é eficiente e uma história verdadeira. Quantos casais já não passaram por isso? Pois então. 

(Abbie durante uma das suas quimio.)

Após ir a algumas sessões de terapia em grupo, ela conhece Myron (Christopher Walken, a morte no filme “Click”). Myron também possui uma doença grave e pouco tempo de vida. Logo eles começam a conversar e se transformam em grandes amigos. Na primeira vez que se falaram, ele diz que, quando ela morresse, seu namorado começaria uma longa fase de “galinhagem”. Isso a preocupou, já que Abbie não teria certeza se ele conseguiria seguir em frente e arrumar um novo amor. Alguém que seja realmente fosse bom para ele. Com uma variante esperta na narrativa, ela então resolve ser o cupido do namorado e sai à procura de um novo amor para Sam antes que ela parta. Então você já pode imaginar que também irá rolar algumas risadas durante o filme, nas cenas entre ela e o Myron.
Myron (à esquerda) e Abbie durante as sessões de terapia.

Abbie começa a procurar por um novo amor para o seu noivo. Cria um perfil em um aplicativo, tipo Tinder, e começa a marcar reuniões com as mulheres que dão match para conhecê-las melhor. E aí, você conseguiria fazer isso para a pessoa que você ama? Eu não consigo me imaginar nessa situação. Algumas pessoas podem até achar que ela não o ama para estar fazendo isso, mas tenho certeza que o objetivo dela foi outro, em ajudar o noivo a superar a perda dela.

“Eu pensei que se eu planejasse todo o seu futuro, não iria doer tanto que eu não fizesse parte dele.” 

Só que, ela focou tanto em encontrar essa tal pessoa que acabou se esquecendo de algo importante: viver o tempo que ainda lhe restava de vida.


“Você quer que eu fique bem depois que você for embora? Bom, novidades para você. Eu não ficarei bem, não importa o quanto você tente mudar isso. Você não pode me fazer ficar bem sem você.
(...)
Desde que eu saiba, eu quero estar com você para sempre. E eu sei que não temos isso, mas a verdade é que ninguém tem. Eu te amo agora.”


CRÍTICAS:
 Acho que está mais do que óbvio o final dessa história, afinal, é algo totalmente esperado na vida. Essa fala acima só nos faz reafirmar que o para sempre dura o tempo necessário para ser eterno em nossas vidas, e com certeza o amor deles foi eterno.
Existem duas questões em relação ao filme. Uma delas é a visão totalmente errada da Abbie em forçar o Sam seguir em frente acreditando que era o melhor para ele. Independente de estar doente, ou das complicações em um relacionamento, ele a amava e dificilmente conseguiria esquecer todos os momentos juntos que passaram. Com isso, a segunda questão, é aproveitar cada segundo que a vida nos proporciona, cada momento, cada memória. Não adianta querer empurrar ou sair da vida da pessoa amada por essas determinadas questões. Assim como uma doença terminal não é controlada, o amor também não. Simplesmente acontece.
Enfim. Como vocês já devem saber, Irreplaceable You é aquele drama de fazer chorar horrores. Eu mesma chorei até perder as contas. Mas também me fez rir em determinados momentos, assim quebra um pouco disso de filme dramático e meloso. É um filme com uma p*** lição de vida, que definitivamente vai tocar o seu coração e a sua mente.
Então façam aquele brigadeiro de panela ou separem o sorvete, uns lencinhos, e assistam esse lindo filme. Espero que gostem!

 Com amor, Thalis.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook